O primeiro passo é avaliar as práticas atuais da empresa em relação aos critérios ESG. Isso envolve a análise de vários aspectos, como o impacto ambiental da empresa, as condições de trabalho, a diversidade, a inclusão, a transparência e a ética.
Baseando-se na avaliação interna, a empresa deve implementar as práticas ESG que são relevantes para o seu planejamento estratégico. Nesse contexto, é importante o engajamento do corpo diretivo e seus colaboradores, a melhoria das condições de trabalho, implementação de políticas de compliance, entre outras ações.
Após a implementação das práticas ESG, a empresa geralmente precisa passar por uma auditoria externa, realizada por uma organização independente. Essa auditoria verifica se as práticas ESG foram implementadas de forma efetiva e de acordo com os padrões internacionais.
A empresa atendendo os critérios da auditoria externa, terá o reconhecimento que demonstra seu compromisso com a sustentabilidade, desenvolvimento social, e a governança. Esse processo resultará no seu Balanço Socioambiental.
Vale ressaltar que as práticas ESG não são um fim em si mesmas, mas sim, um meio para demonstrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade, social e a governança. O ESG deve ser acompanhado de esforço contínuo para melhorar o impacto positivo e para comunicar essas ações de forma transparente aos stakeholders, clientes e parceiros.
Pensando nisso a sua empresa pode fazer uma avaliação conosco. O IRAPA do Brasil, possui uma equipe multidisciplinar com foco em criar projetos direcionados e adequados as melhores práticas atuais de ESG e realizar o seu Relatório de Impacto.
Abra nosso link Cases de Sucesso e fale com nossa equipe de especialistas para criar a melhor estratégia para a sua empresa.
Enviaremos as novidades, todas as ações do IRAPA pelo o Brasil inteiro com várias notícias e convites.
(11) 98141-4863
R. Alcantarilla – Vila Andrade, São Paulo – SP, 05717-170
24.960.637/0001-98