• O Que é ESG?

    ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que traduzido para o português significa Ambiental, Social e Governança.
    Este é um conjunto de práticas que as empresas adotam para demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade, governança e desenvolvimento social.

  • Quais Impactos O ESG Afeta?

    No âmbito ambiental, as empresas que adotam as práticas de ESG buscam minimizar os impactos negativos de suas atividades no meio ambiente. Isso pode envolver a redução da emissão de gases de efeito estufa, a adoção de energias renováveis, o manejo sustentável de recursos naturais e o descarte adequado de resíduos.

  • Quais Benefícios o ESG pode trazer?

    O ESG engloba práticas que promovem o bem-estar dos stakeholders da empresa, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade em geral. Isso pode envolver a promoção da diversidade e inclusão, a garantia de condições de trabalho justas e seguras, a proteção dos direitos humanos e a contribuição para o desenvolvimento regional.

Veja o processo para validar uma empresa nas políticas ESG:

Fase 1
Estudo e Estratégia
Avaliação Interna

O primeiro passo é avaliar as práticas atuais da empresa em relação aos critérios ESG. Isso envolve a análise de vários aspectos, como o impacto ambiental da empresa, as condições de trabalho, a diversidade, a inclusão, a transparência e a ética.

Fase 2
Implementação
Implementação de Práticas ESG

Baseando-se na avaliação interna, a empresa deve implementar as práticas ESG que são relevantes para o seu planejamento estratégico. Nesse contexto, é importante o engajamento do corpo diretivo e seus colaboradores, a melhoria das condições de trabalho, implementação de políticas de compliance, entre outras ações.

Fase 3
Rotina de Auditoria
Auditoria Externa

Após a implementação das práticas ESG, a empresa geralmente precisa passar por uma auditoria externa, realizada por uma organização independente. Essa auditoria verifica se as práticas ESG foram implementadas de forma efetiva e de acordo com os padrões internacionais.

Fase 4
ESG
Relatório de Impacto

A empresa atendendo os critérios da auditoria externa, terá o reconhecimento que demonstra seu compromisso com a sustentabilidade, desenvolvimento social, e a governança. Esse processo resultará no seu Balanço Socioambiental.

E quais as vantagens para as empresas que investem em ESG?

Vale ressaltar que as práticas ESG não são um fim em si mesmas, mas sim, um meio para demonstrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade, social e a governança. O ESG deve ser acompanhado de esforço contínuo para melhorar o impacto positivo e para comunicar essas ações de forma transparente aos stakeholders, clientes e parceiros.

Pensando nisso a sua empresa pode fazer uma avaliação conosco. O IRAPA do Brasil, possui uma equipe multidisciplinar com foco em criar projetos direcionados e adequados as melhores práticas atuais de ESG e realizar o seu Relatório de Impacto.

Abra nosso link Cases de Sucesso e fale com nossa equipe de especialistas para criar a melhor estratégia para a sua empresa.