PROJETO NATAÇÃO CENTRO ESPORTIVO E RECREATIVO REBOUÇAS 

Inclusão e Transformação pelo Esporte

No Brasil, o acesso ao esporte para Pessoas com Deficiência (PCD) ainda é um desafio. A falta de espaços adaptados, oportunidades e incentivo adequado impede que milhares de crianças e adolescentes possam usufruir dos inúmeros benefícios da prática esportiva. O Projeto Natação Centro Esportivo e Recreativo Rebouças nasce com o propósito de mudar essa realidade, oferecendo a esses jovens uma oportunidade real de inclusão, desenvolvimento e qualidade de vida por meio da natação.

A Natação Como Ferramenta de Inclusão

Mais do que uma atividade física, a natação é um meio poderoso para a inclusão social, proporcionando autonomia, autoestima e melhoria na saúde física. No ambiente seguro e acessível do Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças, em Santos (SP), o projeto atende crianças e adolescentes com deficiência física ou sensorial, oferecendo aulas gratuitas e acompanhamento especializado.

Coordenação do Projeto

À frente dessa iniciativa está Carlos Alonso Farrenberg, ex-atleta paralímpico medalhista e coordenador da natação do projeto. Carlos tem baixa visão devido à toxoplasmose congênita e começou a nadar aos 7 anos, competindo com jovens sem deficiência até os 15. Durante a faculdade de Educação Física, ingressou no paradesporto, onde construiu uma carreira vitoriosa, conquistando medalhas nos Jogos Paralímpicos, Mundiais e Jogos Parapan-Americanos.

Movido pelo desejo de proporcionar a crianças e adolescentes com deficiência a mesma oportunidade que teve, Carlos enxerga o projeto como um ponto de partida para formar não apenas nadadores, mas cidadãos mais confiantes e integrados. Sua visão de futuro é expandir a iniciativa, ampliando o acesso ao esporte e criando uma rede de apoio para novos talentos, garantindo um impacto duradouro na comunidade.

Impacto e Visão de Futuro

A cada aula, o projeto transforma vidas, promovendo bem-estar, saúde e um senso de pertencimento. Mas queremos ir além. A visão de futuro é expandir essa iniciativa, atendendo um número ainda maior de jovens e consolidando a natação como um direito acessível a todos.

Como Você Pode Apoiar Essa Causa?

A realização do projeto depende de apoio. Seja através de patrocínios, parcerias ou doações, cada contribuição ajuda a proporcionar um futuro mais inclusivo e igualitário para esses jovens.

25.08.19 - Jogos Parapanamericanos Lima 2019 - Natação - Carlos Farrenberg Ouro 100m Livre S13 -Foto: Ale Cabral/CPB
Na imagem o coordenador do projeto, Carlos Alonso Farrenberg

Faça parte dessa transformação!
Entre em contato com o IRAPA e saiba como apoiar o projeto.